Brumadinho – 4 de janeiro de 2024
A Polícia Civil divulgou nesta quinta-feira (3) que mais de 52 mil mineiros já estão de posse da inovadora carteira de identidade, cujo novo modelo visa dificultar crimes como falsidade ideológica. Embora obrigatória apenas em 2032, a procura pela nova identificação nacional tem sido significativa.
A primeira via do documento pode ser adquirida gratuitamente, e as renovações não terão custos adicionais. Para obter a segunda via, no entanto, será necessário desembolsar R$ 105. A expectativa é que aproximadamente 140 mil identidades sejam distribuídas ainda neste mês, alcançando a marca de cerca de 2 milhões até o final do ano.
A carteira de identidade, válida em todo o território nacional, terá versões física e digital, ambas equipadas com um QR Code. A emissão do formato digital e a validação dos dados serão realizadas pelo gov.br, mediante o aplicativo governamental após a obtenção da versão física.
A entrega do documento teve início em 27 de dezembro de 2023, sendo produzido em papel próprio com diversos elementos de segurança para evitar falsificações, conforme destacou a delegada Danielle Aguiar Carvalho. A carteira será vinculada ao CPF do portador, inibindo práticas criminosas que anteriormente se beneficiavam da emissão de identidades em diferentes estados.
Assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a nova identidade terá prazo de validade. Crianças até 10 anos terão uma validade de cinco anos, enquanto o prazo para o público de 11 a 59 será de dez anos. A partir dos 60 anos, a identidade não terá vencimento.
O prazo para a entrega do novo documento é de até 15 dias, com agendamento disponível no site do Governo. Os interessados devem comparecer a qualquer posto de identificação, como as Unidades de Atendimento Integrados (UAIs) ou delegacias de identificação da Polícia Civil, munidos da certidão de nascimento. Para os casados, a certidão de casamento é também requerida.