/Lula Adia Retorno da Exigência de Vistos para EUA, Canadá e Austrália: Nova Data Agora é 10 de Abril

Lula Adia Retorno da Exigência de Vistos para EUA, Canadá e Austrália: Nova Data Agora é 10 de Abril

Brumadinho – 5 de Janeiro de 2024.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), anunciou pela segunda vez o adiamento da reintrodução da exigência de vistos para viajantes dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Inicialmente programada para retornar em 10 de janeiro, a medida agora está marcada para entrar em vigor em 10 de abril, conforme decreto publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (4).

O Ministério das Relações Exteriores, conhecido como Itamaraty, historicamente segue o princípio da reciprocidade, cobrando dos cidadãos de outros países as mesmas regras que essas nações impõem aos brasileiros. A decisão de exigir vistos para americanos, canadenses e australianos foi uma resposta à prática desses países, que impunham a mesma exigência aos brasileiros.

No entanto, em março de 2019, o então presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), publicou um decreto unilateral dispensando a exigência de vistos para cidadãos dessas nações, incluindo o Japão. A medida, destinada a impulsionar o turismo no Brasil.

Com a volta de Lula ao poder, a decisão de restabelecer a tradição diplomática brasileira foi tomada, e a exigência de vistos para esses países foi retomada. Notavelmente, o Japão ficou de fora dessa medida, já que o país asiático e o Brasil haviam concluído um acordo de isenção mútua, em vigor desde 30 de setembro do