/Documentário Impactante “Brumadinho: Relatos de um Crime Continuado” Revela Devastação Cinco Anos Após a Maior Tragédia Ambiental do Brasil

Documentário Impactante “Brumadinho: Relatos de um Crime Continuado” Revela Devastação Cinco Anos Após a Maior Tragédia Ambiental do Brasil

Brumadinho – 18 de janeiro de 2024

Em uma comovente homenagem às vítimas da maior tragédia ambiental do Brasil, o Coletivo das Pessoas Atingidas pelo crime da Vale, em Brumadinho, está lançando nesta sexta-feira (19) o documentário “Brumadinho: relatos de um crime continuado”. O filme, que expõe as devastadoras consequências do rompimento da Barragem de Córrego do Fundão em 2019, traz depoimentos tocantes dos próprios atingidos, revelando os impactos nas vidas das famílias e comunidades afetadas.

Desenvolvido em colaboração com a Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser) da Arquidiocese de Belo Horizonte e a Rede Igrejas e Mineração, o documentário terá sua estreia emocionante às 19h, no Auditório da Estação Cidadania, na Praça CEU, rua Belmira Silva Moreira, nº 85, em Brumadinho.

A exibição marca o início de uma programação extensa em memória às 272 vítimas fatais e em busca de justiça para as comunidades impactadas pelo desastre. O próximo evento, organizado pela Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos do rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão em Brumadinho (Avabrum), é o seminário “Cinco anos sem justiça: rompimento da barragem da Vale em Brumadinho”, agendado para a próxima segunda-feira (22).

A luta por justiça continua com a “Carreata da Justiça”, programada para dois dias depois, percorrendo as ruas do município e denunciando a impunidade que persiste. A recente “1ª Caminhada de São Sebastião: por uma ecologia Integral” preparou o terreno para a “5ª Romaria pela Ecologia Integral à Brumadinho”, que se realiza no dia 25 de janeiro, buscando solidariedade às pessoas atingidas e mantendo viva a memória das vítimas ao longo dos últimos cinco anos.

Em um gesto significativo de solidariedade, a Prefeitura de Brumadinho manifestou seu apoio irrestrito ao projeto do Coletivo das Pessoas Atingidas pelo crime da Vale. Comprometida em proporcionar um espaço adequado para a estreia do documentário “Brumadinho: relatos de um crime continuado”, a Prefeitura disponibilizará tendas, um palco emocional e toda a infraestrutura necessária para garantir o sucesso do evento. Além disso, a gestão liderada por Nenen da Asa reafirmou seu apoio incondicional à Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos do rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão em Brumadinho (AVABRUM). Reconhecendo a importância do seminário “Cinco anos sem justiça” e da “Carreata da Justiça”, a Prefeitura destaca seu compromisso em colaborar ativamente para denunciar a impunidade e promover a busca incessante por justiça para os atingidos e para as comunidades afetadas pelo desastre.