/Castramóvel realiza mais de 350 procedimentos, mas prefeitura alerta para faltas

Castramóvel realiza mais de 350 procedimentos, mas prefeitura alerta para faltas

O castramóvel, unidade móvel para castração gratuita de cães e gatos, realizou mais de 350 procedimentos durante os três primeiros meses de atendimento em Brumadinho.

 

A Secretaria de Saúde, por meio do departamento de Zoonoses, disponibilizou uma equipe veterinária para a realização das cirurgias a fim de atender a grande demanda de castração felina e canina existente no município.

 

Em rota desde o dia 09 de maio, o castramóvel esteve em várias regiões de Brumadinho. Além da sede, atendeu Melo Franco, Aranha, Tejuco, Parque da Cachoeira, Coronel Eurico, Suzana e Eixo Quebrado.

 

Foram disponibilizadas 528 vagas até o momento com o objetivo de realizar a esterilização de aproximadamente doze animais por dia, mas nem sempre a equipe consegue realizar este número de atendimento, pois alguns animais não passam nos critérios pré-estabelecidos para castração ou simplesmente não comparecem no dia e hora agendados.

 

O total de tutores faltosos no período chegou a marca de 33%, o alto número de absenteísmo (pessoas que agendaram e deixaram de levar seus animais) tem prejudicado o serviço e atrasado o andamento do cronograma.

 

“A equipe de zoonoses entra em contato com os tutores dos animais que estão agendados, para confirmar os horários e repassar todas as orientações necessárias para o dia do procedimento. Mesmo confirmando presença, muitos tutores não comparecem no dia e horário combinado. Por exemplo, agendamos uma média de doze cirurgias por dia e há cinco faltas, isso prejudica o cronograma e tira a oportunidade de outros animais realizarem a castração”, afirmou o Secretário de Saúde, Eduardo Callegari.

 

Segundo os dados registrados pela equipe responsável pelo castramóvel, foram esterilizados 90 cães, 97 cadelas, 98 gatas e 68 gatos. No dia marcado todos os animais passam por avaliação clínica básica, se o animal estiver apto o procedimento é realizado, após a castração o veterinário faz as orientações sobre os medicamentos e cuidados pós-cirúrgicos que são de responsabilidade do tutor.

 

Lembrando que o atendimento é gratuito e a castração é realizada somente em cães e gatos saudáveis, com idade entre 6 meses e 7 anos de vida e que tenham peso acima de 4kg e inferior a 20kg. Não podendo participar os cardíacos, epiléticos, braquicéfalos ou que faz uso de medicação para pressão, e também cadelas e gatas prenhes. Animais com leishmaniose positivo em tratamento, devem apresentar hemograma com data inferior a 30 dias.  

 

Para mais informações entre em contato pelo telefone 3571-2814 ou pelo WhatsApp 97143-5863.

 

 

Matéria por: Thamara Amana / Prefeitura Municipal de Brumadinho