/Brumadinho é referência estadual na merenda escolar, investindo três vezes mais que o dinheiro repassado pelo Governo Federal

Brumadinho é referência estadual na merenda escolar, investindo três vezes mais que o dinheiro repassado pelo Governo Federal

A Secretaria de Educação de Brumadinho é referência estadual na merenda escolar, contando com uma equipe de nutricionistas de primeiro escalão e gastando três vezes mais que o dinheiro repassado pelo Governo Federal, a gestão municipal oferece comida de excelente qualidade a todos os alunos do município.

 

O cardápio é planejado segundo as resoluções do FNDE/PNAE e estão incluídos 33 tipos de gêneros não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, óleo, leite integral) e perecíveis (hortifrutigranjeiros – variados conforme safra, carnes e pães). O cardápio é balanceado e adequado a cada fase do escolar. A alimentação dos alunos é rica em nutrientes e variedades.

 

A equipe de nutricionistas também prepara planos alimentares específicos para alunos portadores de necessidades nutricionais específicas, tais como intolerância à lactose, alergias alimentares (incluindo proteínas do leite e derivados), dentre outros.

Segundo a Secretária de Educação, Sônia Barcelos, a merenda escolar é motivo de orgulho pela gestão.

 

“Nós temos muito orgulho pela qualidade da comida que oferecemos, temos profissionais excelentes, que garantem que tudo seja do mais alto nível e qualidade, com variedade garantida. O que faz com que nossa merenda seja referência em todo o estado”, disse a secretária.

 

A alimentação escolar dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Brumadinho é planejada e supervisionada pela Equipe de Nutricionistas da Secretaria de Educação. O acompanhamento destes profissionais vai desde o planejamento até a distribuição da alimentação aos alunos regularmente matriculados nas Escolas Municipais de Brumadinho.

Na fase do planejamento é calculado o per capita por aluno/escola, a descrição técnica dos itens inseridos no cardápio para realização de licitação e/ou chamada pública e, por fim, o parecer técnico para aprovação da qualidade, através de análise de amostras.

 

Um outro ponto crucial sobre o assunto é o fomento à agricultura local, o cardápio deverá conter, segundo a resolução do FNDE/PNAE, no mínimo a compra de 30% dos recursos oriundos com produtos da agricultura familiar. Estes itens deverão ser, de preferência, produzidos no Município. Na última chamada pública, foram adquiridos itens (mexerica, laranja, mandioca, chuchu, ovos caipiras, feijão, fubá moinho d’água, alface, banana nanica, couve, pimentão verde e tempero de alho) que são produzidos dentro do município, gerando renda e beneficiando a população brumadinhense.

 

Foram excluídos da alimentação dos alunos, uma série de alimentos ultraprocessados, como bebidas industrializadas, alimentos fonte de gordura saturada e alimentos com alto teor de açúcar (como biscoitos, achocolatados).

A equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação acompanha periodicamente todo o preparo dos alimentos, garantindo sempre a qualidade necessária. Os profissionais passam informações e dicas de como os produtos devem ser preparados para garantir maior absorção de nutrientes pelos alunos.

 

A Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura Municipal reforçam a garantia e o compromisso de oferecer sempre a melhor alimentação aos alunos.