/Brumadinho apresenta projeto do Distrito Industrial para empresários de diferentes setores

Brumadinho apresenta projeto do Distrito Industrial para empresários de diferentes setores

A prefeitura de Brumadinho vai apresentar na quinta-feira, 03/08, o Projeto do Distrito Industrial para empresários de diferentes setores e regiões com potencial para investimento no município. A cerimônia vai acontecer na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, com transmissão ao vivo pelo canal da instituição no Youtube.

 

“Estamos vivendo um momento de transição importante no desenvolvimento e a diversificação econômica de Brumadinho, e o Distrito Industrial vai fazer esse sonho se tornar realidade”, destacou o prefeito Nenen da Asa.

 

A apresentação do Distrito Industrial faz parte do projeto Invista Mais da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais realizado por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O evento conta ainda com a parceria do Governo do Estado de Minas Gerais e Vale.

 

De acordo com Christiane Passos, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, pasta recém-criada para cuidar do projeto do Distrito Industrial e ser referência para os empresários que buscam o município, Brumadinho possui atrativos importante para que empresas de diferentes setores possam se interessar em novos investimentos.

 

“Recentemente aprovamos na Câmara Municipal o nosso Plano Diretor que prevê uma área destinada para o Desenvolvimento Econômico de Brumadinho. Vamos apresentar aos empresários todos os detalhes da localização desta área, que ainda este ano começa a receber toda a infraestrutura que será custeada com recursos já garantidos no Acordo Global”, destacou.

 

Além da área, Brumadinho vai apresentar outros potenciais como os serviços de saúde e educação.

 

“Temos uma saúde pública que é referência na região, com um Complexo Hospitalar formado pela UPA, Centro Médico com 22 especialidades, Bloco Cirúrgico, Centro de Imagens, Banco de Sangue, Maternidade e 10 leitos de UTI. O município conta ainda com uma base do SAMU e mais 7 ambulâncias”, destacou Passos.

 

A educação em Brumadinho conta com instituições de ensinos públicas e privadas que atendem da creche à formação superior e de técnicos e tecnólogos.

 

O município também espera contar com uma base do Corpo de Bombeiros que será construída com recursos do Acordo Global, e melhorias das estradas para ajudar na logística.

 

“O governo do estado já sinalizou a melhoria das rodovias e a construção de uma via expressa que ligará Brumadinho até da Fernão Dias. Da nossa parte, demos início à pavimentação da estrada que liga Brumadinho até a Fernão Dias, que certamente vai nos ajudar na logística”, destacou o prefeito.

 

O Distrito Industrial de Brumadinho foi idealizado com o objetivo de reduzir a dependência do município em relação à mineração, a partir da diversificação econômica voltada para indústrias e serviços complexos. Estudos realizados identificaram que Brumadinho possui relevante competitividade econômica no cenário de Minas Gerais, além de grande potencial para integrar indústrias de diversos segmentos.

 

Para a implantação do distrito vem sendo desenvolvida uma série de ações. Além de urbanizar uma área de cerca de 1.000.000 m² que será dotada de infraestrutura de ponta, o projeto está fortalecendo o ambiente de negócios de Brumadinho por meio da capacitação de mão de obra especializada, o fortalecimento de empreendedores locais, a modernização da legislação municipal e o incremento do setor da Economia Criativa.

 

O lançamento do Distrito Industrial de Brumadinho será realizado em formato híbrido, na sede da FIEMG e através do Canal Oficial da Federação no YouTube, a partir das 9h (horário de Brasília).  

 

As empresas interessadas podem realizar as inscrições até o dia 02/08, clicando aqui.

 

O evento é custeado com recursos provenientes do projeto Distrito Industrial de Brumadinho previsto no Acordo de Reparação Integral assinado em 2021 pela Vale, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, pelos Ministérios Públicos Federal e do Estado de Minas Gerais e pela Defensoria Pública de Minas Gerais, para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho. Esse projeto constitui uma das obrigações de fazer a cargo da Vale, conforme previsto no referido Acordo.

 

 

Matéria por: Prefeitura Municipal de Brumadinho