Na tarde da segunda-feira, 21/08, aconteceu uma visita técnica realizada com os alunos do quarto ano da escola CEMMA, na Farmácia Viva do município. Os pequenos puderam entender o processo de cultivo, colheita, processamento, armazenamento das plantas, manipulação e dispensação de medicamentos fitoterápicos. A visita faz parte do Projeto Institucional Saúde em Ação elaborado pela escola.
Com a participação da coordenação, colaboradores e a agrônoma da Farmácia Viva, os alunos tiveram conhecimento de diferentes plantas medicinais e aprenderam a ação que cada uma provoca no organismo. Tiveram também uma vivência de Aromaterapia, na qual eles experimentaram diversas sinergias de óleos essenciais e suas propriedades, que ativam neurologicamente múltiplas sensações nos pacientes.
Segundo Zurrma Borsato, Coordenadora do Nupic – Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares, a visita dos alunos reafirma a dinâmica que o setor tem com a população em orientar, desde cedo, que existem outros métodos de tratamento que integram e complementam os tratamentos convencionais.
É importante ressaltar que a Farmácia Viva atende o povo de Brumadinho com a produção de ervas e remédios medicinais, formados a partir do plantio próprio de plantas definidas.
O projeto da Farmácia Viva tem o objetivo de facilitar o acesso da população às práticas integrativas e complementares, contribuindo para a prevenção, tratamento de doenças e promoção da saúde. A Prefeitura Municipal segue buscando aumentar o investimento em práticas alternativas de saúde, para ajudar o povo brumadinhense.
Matéria por: Prefeitura Municipal de Brumadinho