/Alunos da Rede Municipal vencem concurso estadual que visa fomentar o empreendedorismo juvenil

Alunos da Rede Municipal vencem concurso estadual que visa fomentar o empreendedorismo juvenil

Os alunos do 7º ano da Escola Municipal Lucas Marciano da Silva, em Suzana, foram os vencedores do Concurso de Vídeos do Programa Transformação em Jogo, promovido pelo Sistema FAEMG.

O Transformação em Jogo é um programa do Sistema FAEMG em parceria com o Sebrae e tem como objetivo estimular o empreendedorismo juvenil. O concurso de vídeos foi promovido para encerrar a primeira fase do programa que atendeu 69 mil alunos de 143 cidades. As ações do programa foram desenvolvidas junto a alunos e professores de escolas estaduais e municipais mineiras.

 

A cerimônia de premiação foi realizada nesta terça-feira (16/08) em uma transmissão ao vivo pelo Youtube. 20 escolas públicas, sendo dez do ensino médio e dez do ensino fundamental II, foram premiadas e receberão, R$5 mil reais para investirem em melhorias em suas instalações.

 

A professora Larleane Júnia Morais foi quem ficou sabendo do programa e apresentou a proposta para a direção da escola e para a Secretaria de Educação, que teve o aval de ambos e deu início aos trabalhos com as turmas do 6º ao 9º ano da Escola Lucas Marciano da Silva.

 

A professora falou sobre a relevância do projeto para o crescimento dos alunos e da satisfação pessoal em estar contribuindo na formação de jovens com uma perspectiva melhor de futuro.

 

“O projeto foi importante para mostrar aos estudantes que eles podem se tornar protagonistas do seu próprio conhecimento e a premiação exibe o resultado de um grande trabalho em equipe. Eles puderam perceber que se pensarem coletivamente e forem os atores do conhecimento, terão mais oportunidades e um futuro promissor. Participar deste processo é muito significativo para mim, saber que estou ajudando a formar jovens com autonomia, autoestima, coragem e capacidade para gerir sua própria vida, além de estar apresentando a eles novas possibilidades de geração de trabalho e renda é motivo de grande felicidade”, destacou.

 

A diretora Élida Rosa salientou que o prêmio é muito importante para a escola, mas muito além do valor monetário está o valor emocional; o reconhecimento à dedicação dos alunos.

 

“A escola sente-se muito honrada com o projeto que veio alavancar a construção do eu, de forma a potencializar uma visão de futuro com inovação, planejamento desenvolvendo as habilidades relevantes no desenvolvimento do aluno para que possa atuar com autonomia na sociedade de modo a exercer a cidadania com auto confiança”, finalizou.

 

Por fim, segundo a diretora, o destino da premiação ainda está sendo discutido, mas que certamente será investido em melhorias para o desenvolvimento e capacitação pedagógica dos alunos.

 

 

Matéria por: Thamara Amana / Prefeitura Municipal de Brumadinho