Foi decidido pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais que o uso de máscaras em locais fechados não será mais obrigatório, mas sim facultativo. Já em ambientes fechados a obrigatoriedade ainda segue vigente.
Depois de alguns anos de pandemia e da regra sobre o uso de máscaras, Minas Gerais anunciou que, a partir de março, os cidadãos poderão optar pelo uso das máscaras de proteção em todos os locais abertos. A medida, anunciada pelo Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, poderá ser acatada ou não pelos Municípios do Minas Gerais, ficando a escolha dos Governos Municipais.
Em locais fechados, por existirem maiores fatores de contaminação, o uso das máscaras ainda será obrigatório até o momento em que pelo menos 70% da população, com mais de 18 anos, tenha recebido a dose de reforço contra a covid-19.
O Secretário reforçou que o poder de escolha, sobre usar ou não a máscara, não é um desestímulo ao uso. Todos que ainda não se sentirem seguros, forem dos grupos de risco ou possuírem algum sintoma de gripe, não precisam se envergonhar de utilizar as máscaras, mesmo em lugares abertos.
Brumadinho segue oferecendo as doses reforço do imunizante contra o coronavírus, e, aqueles que ainda não vacinaram, devem procurar o quanto antes as Unidades de Saúde para atualizar o cartão de vacina.