/Brumadinho homenageia vítimas do crime da Vale

Brumadinho homenageia vítimas do crime da Vale

2 anos após o rompimento da barragem e a tristeza ainda permanece nas rotinas dos brumadinhenses. As famílias e cidadãos de Brumadinho se reuniram para homenagear todas as vítimas do crime da Vale no dia 25 de Janeiro, data essa que agora se tornou feriado municipal.
O dia 25 de Janeiro ficará para sempre marcado nas vidas dos brumadinhenses, o dia em que 270 cidadãos morreram no o rompimento da Barragem B1 da Mina do Vale no Córrego de Feijão.

Durante o dia 25 de janeiro de 2021 diversas homenagens aconteceram, familiares discursaram e mostraram suas indignações com a falta de justiça, com a falta de respostas e com a irresponsabilidade da Vale. Foram colocadas flores em cruzes brancas no chão com o nome de todas as vítimas.

Mesmo dois anos após, o Corpo de Bombeiros não encerrou as buscas pelas onze vítimas que ainda estão desaparecidas e prometeram a todos os familiares, que esperam angustiados para poder sepultar e se despedir, que os trabalhos só serão encerrados quando todos os corpos de todas as vítimas forem encontrados.
As famílias das onze vítimas desaparecidas vêm desde 25 de janeiro de 2019 convivendo com a dor de não ter conseguido sepultar seus parentes, muitos acabam dizendo ser difícil explicar todos os sentimentos e sensações que as famílias vêm sentindo. Angelica Maria de Souza, irmã de Renato Eustáquio de Souza reforçou o quão angustiante é conviver esses dois anos sem respostas. “É uma angustia que já tem dois anos. Não só minha, mas de toda a família. A esperança existe para que possamos encerrar um ciclo que não se fechou”, disse Angelica ao UOL, que ainda ressaltou que a Vale não procurou ninguém de sua família desde o ocorrido. Renato, irmão de Angelica, trabalhou para a empresa durante nove anos.

Durante a cerimônia, o trabalho do Corpo de Bombeiros também foi homenageado, como forma de agradecimento da população pelos dois anos de serviços prestados o Município e pela incansável busca pelas últimas onze vítimas desaparecidas. Jojo Resende, representante da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos do Rompimento da Barragem Mina Córrego do Fejijão, citou e agradeceu aos profissionais que vêm trabalhando arduamente durante muitos meses. “Estamos vivenciando e fazendo parte da história da maior operação de busca e resgate já empregadas no mundo. O lema de vocês é nosso: não desistiremos até que todas as joias sejam encontradas”, afirmou Jojo Resende.

Uma data que será lembrada para sempre nos corações de todos os que viveram e ainda vivem momentos de horror por culpa de irresponsabilidade da empresa. Os cidadãos de brumadinho gritam por justiça e esperam que ela seja feita e que os responsáveis por tudo isso arque com as consequências.