/MIB e a preservação ambiental: Tratando hoje, preservando o amanhã

MIB e a preservação ambiental: Tratando hoje, preservando o amanhã

A MIB Mineração Ibirité Ltda através do seu Superintendente Industrial, o engenheiro Kênio Gonçalves, recebeu nossa equipe de reportagem na última terça-feira, dia 09 de abril, juntamente com representantes das empresas CBA, Vale, South 32, ALCOA, Norskhydro, Rio Tinto e MRN, com o objetivo de compartilhar tecnologia de desumidificação de rejeitos úmidos de minério de ferro. A MIB apresentou a bateria de equipamentos, os DECANTERS, desenvolvidos em parceria com a empresa Lindner Techno Systems já em operação com sucesso.
Este equipamento adquirido pela MIB visa minimizar os impactos ambientais, principalmente pela recuperação da água extraída dos rejeitos que é recirculada no processo, enquanto que o rejeito desaguado é empilhado conjuntamente com o estéril da mina e o rejeito seco.
O Decanter Centrífugo é usado para separar fases de uma mistura de diferentes pesos específicos, especialmente líquido contendo sólidos em suspensão.
A separação é realizada no interior do tambor rotativo, onde por centrifugação, a fase mais densa é expulsa para as paredes do tambor, que de maneira continua é retirada do mesmo em uma de suas extremidades por uma rosca interna, enquanto que a água é recuperada na extremidade oposta e direcionada para reutilização. A força centrífuga que atua no interior do tambor rotativo, chega a aproximadamente 1.700 g a 2.900 g, o que significa 1.700 a 2.900 vezes a força gravitacional.
Conforme o Eng. Kênio, a cooperação tecnológica é muito importante para o impulsionar o desenvolvimento do setor.