/Governo do Estado não cumpre promessa e falta de repasses prejudica Brumadinho

Governo do Estado não cumpre promessa e falta de repasses prejudica Brumadinho

Quatro meses após o crime cometido pela Vale em Brumadinho e nada do Governo do Estado repassar o que foi prometido, além de nenhuma preocupação com a solução dos problemas relacionados ao pagamento das dívidas atrasadas que o Governo tem com o Município. Como se não bastasse a retenção dos recursos devidos ao Município, atualmente a dívida do Estado com Brumadinho é de 23 milhões de reais, o governador do Estado, Romeu Zema disse que o novo acesso ao Município, não é prioridade.
A obra, orçada em 42 milhões, iniciou em 2017 e está parada há um ano e meio. Com a estrutura já foram gastos 8 milhões de reais. O novo acesso foi idealizado pensando na qualidade de vida da população e dos lojistas, principalmente do centro da cidade, que sofrem com a poeira deixada pelos caminhões de minério. Além de reduzir o perigoso trânsito de caminhões no centro da cidade, a construção da ponte também irá oferecer maior comodidade ao turista que visita o Inhotim. A obra tem o projeto para a construção de 2 alças de acesso, sendo uma para o bairro Progresso e entorno, e outra ligando ao Instituto Inhotim. Melhorando a qualidade do acesso e consequentemente desafogando o transito da área central da sede.
“O trânsito em Brumadinho está muito pesado, isso, além de ser um transtorno para os moradores, também causa estresse nos turistas que visitam o Inhotim. Brumadinho está de braços abertos para o turista, mas queremos que ele tenha tranquilidade para visitar nossa cidade”, enfatizou Daniel Freitas, Secretário de Meio Ambiente ao falar do trânsito caótico que é problema diário na vida do Brumadinhense.
Segundo o Secretário, após o rompimento da barragem em Córrego do Feijão, o Governo do Estado assumiu com o Prefeito, Nenen da Asa, o compromisso de repassar ao Município 50% dos valores das multas aplicadas à Vale, o que seria investido em projetos para melhorar a cidade em vários pontos, como saúde e transito. Mas o acordo não foi cumprido. O Estado recebeu a multa ambiental de 99 milhões e ignorou a situação, e a solicitação, de Brumadinho, que até o presente momento não recebeu da Mineradora os valores de multa aplicados pelo Município.
Esse descaso do Governo do Estado desencadeia uma série de outros problemas para o Município e seus moradores, já que atualmente a cidade busca uma forma de se reestabelecer e se reerguer para conseguir ter um futuro. O Prefeito, Nenen da Asa, propôs ao Governador, Zema, que ao invés de repassar o valor relativo à multa fosse retomada a obra do novo acesso e recebeu, como resposta, a a rmação de que existiam “outras prioridades no momento”, conta Daniel, Secretário de Meio Ambiente do Município.
Vale ressaltar que o partido político Novo, o mesmo partido do atual Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, defendeu as mineradoras contra alguns projetos de comissão externa de Brumadinho. Segundo o representante do partido na comissão, o Deputado Lucas Gonzalez, disse que “as medidas são punitivas e tem tendência centralizadora.
Segundo o Secretário, Daniel Freitas, também foi proposto ao Governo do Estado a obra de pavimentação do trecho de Aranha à comunidade quilombola de Marinhos, um importante ponto turístico, que devido à di culdade de acesso acaba esquecido.
Diante do descaso com o dinheiro gasto e que pode ser perdido se as obras não forem retomadas, Daniel ainda lamenta, “toda a parte burocrática está pronta e só aguarda a liberação da ordem de serviço e da verba para dar continuidade à obra. É muito triste ver que todo o trabalho realizado pode se perder caso a situação não se resolva o mais rápido possível”.
Brumadinho caminha por caminhos duros e difíceis, a alguns meses, para conseguir se reestruturar e não deixar a economia do Município ser afetada drasticamente, mas, infelizmente, os governantes que nos representam vêm se mostrando ine cientes naquilo que se propuseram a fazer. Mesmo após diversas conversas e pedidos do Governo Municipal, Romeu Zema ainda não viu Brumadinho e suas tragédias como algo que merecesse a devida atenção.