/Força Brumadinho

Força Brumadinho

O triste aconteceu. Infelizmente estamos envolvidos e somos protagonistas de uma das maiores tragédias, se é que podemos chamar o ocorrido por esse nome, algumas pessoas preferem chamar de crime, e posso garantir que essa é uma decisão quase que unânime. Todos estamos de alguma forma, diretamente ou indiretamente, ligados com o crime do dia 25 de janeiro de 2019. Infelizmente aqueles que lá estavam eram amigos, parentes, conhecidos e companheiros de muitos de Brumadinho.

Somos uma cidade pequena com características e costumes das cidades de interior do final do século XX. Aqui todos se conhecem, mesmo que somente de vista, todos sabem quem é lho de quem, conhecem as famílias e foram criados quase que de maneira coletiva. Todos se esbarravam nos mesmos horários todos os dias, era uma rotina, que infelizmente foi quebrada. Vimos de uma hora para outra 1% da população desaparecer num piscar de olhos e outros tantos irão carregar o fardo em suas memórias, momentos angustiantes e de tristeza profunda. Tudo isso causados por uma empresa que sempre esteve aqui no município, fonte de renda de muitos, mas que agora para- mos para pensar se realmente eles se importavam com os cidadãos mesmo ou se era apenas pelos $$$.

No meio da nuvem de tristeza vi nascer um feixe de luz, algo que me fez controlar e direcionar todo aquele pensamento negativo em algo bom, para ter força e conseguir ajudar todos aqueles que estão precisando. Esse pequeno feixe de luz foi a beleza em ver muitas pessoas na correria, passando noites em claro, todos juntos, numa união incrível para ajudar uma cidade que sozinha não conseguirá se reerguer. Essas pessoas estão aqui no município como voluntários, trabalhando e se dedicando ao máximo para amparar aqueles que precisam de ajuda. Foi lindo ver as doações chegando, através de muitos caminhões, carretas e carros pequenos, e conseguir realmente sentir que nós não estamos sozinhos, que existem pessoas maravilhosas junto com a gente, nos ajudando a superar o momento mais difícil da vida de muitos brumadinhenses.

Agora é torcer para que quando os holofotes forem embora, nossa cidade e nossos amigos que perdemos não sejam esquecidos, como foi em Mariana. Juntos somos mais fortes, sempre foi assim, não vamos deixar que o feixe de luz suma no meio da lama, vocês são o porto seguro de muitos que se sentem desamparados, olhe para o lado, para quem está perto de você, olhe para você mesmo, todos nós precisamos de ajuda e podemos nos ajudar.

Força Brumadinho
João Pedro Fernandes