/Fazenda dos Martins

Fazenda dos Martins

A Fazenda dos Martins fica localizada na região de Marinhos, em Brumadinho, e é uma das habitações rurais mais antigas de Minas Gerais. Construída por escravos na primeira metade do século XVIII, a Fazenda possui muros de pedra seca, paredes e forros pintados ao estilo da época de sua construção.

O peso de sua existência, sua relação com um período conturbado da história e sua relação com a história do Brasil e Minas Gerais, fez com que ela fosse tombada em 1977, com a inscrição no Livro do Tombo de Belas Artes. Após seu tombamento o casarão passou por diversas intervenções com o intuito de preservar e melhorar esse ambiente.

O casarão foi adquirido no início do século XX por Luís Pereira Campos e possui cerca de 64 alqueires distribuídos entre a casa sede, os pátios (frontal e posterior), o curral de pedras, estábulo, ruínas de senzalas, roda d’água, usina, pomas e a horta.

O lugar encanta a todos que visitam com sua aparência e peso histórico. Visite o lugar, preserve e ajude a salvar os poucos lugares que representam momentos da história do país.