/Câmara de Brumadinho firma parceria com INSS e disponibiliza atendimento ao cidadão

Câmara de Brumadinho firma parceria com INSS e disponibiliza atendimento ao cidadão

Desde o dia 25 de fevereiro, a Câmara de Brumadinho dispõe ao cidadão auxilio para requerer benefícios previdenciários e assistenciais do INSS. A parceria entre Câmara e INSS está prevista no Acordo de Cooperação Técnica (ACT), assinado entre as partes no dia 15 de fevereiro.

O acordo engloba os serviços de aposentadorias, auxílio- reclusão, pensão por morte, salário maternidade, recurso, revisão, cópia de processo, Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e benefícios assistenciais.

Os servidores do Serviço de Atendimento ao Cidadão – Serac, da Câmara de Brumadinho, foram capacitados pelo INSS para realizarem procedimentos de operacionalização dos pedidos, que incluem protocolo e autenticação de documentos.

A autarquia ainda disponibilizou um novo modelo de atendimento, o INSS Digital. Com esse novo sistema, os processos se tornam eletrônicos, acabando com os processos físicos em papel. No momento do atendimento, o segurado tem a sua documentação digitalizada sem precisar deixar cópia dos documentos, seja no INSS ou na Câmara Municipal. Os processos são ainda transmitidos eletronicamente, podendo ser acompanhados pelo segurado no endereço inss.gov.br (na opção

Consulta de situação de benefício). Os segurados ainda podem utilizar o Meu INSS (meu.inss.gov.br), que está disponível em aplicativo de celulares e na web.

O INSS ainda reforçou o atendimento da Agência local de Brumadinho, disponibilizando servidores do Serviço Social, que começaram a atender comunidades como Córrego do Feijão e Parque da Cachoeira; abriu agenda de perícia médica na Agência local e antecipou o pagamento dos benefícios previdenciários e assistenciais para os segurados do INSS que moram no município de Brumadinho.

O Superintendente Regional do INSS, Senhor Paulo Eduardo Cirino, comentou a importância da parceria entre Câmara e INSS. “Eu vejo muitos ganhos nessa parceria entre Câmara e INSS, e o principal ganho é a garantia de dar uma resposta ao cidadão no curto prazo, ou pelo menos em um prazo justo. As pessoas que buscam o INSS, em sua grande maioria, são pessoas que estão fragilizadas, que perderam seu emprego, buscam a aposentadoria, etc. Nesse contexto, o INSS criou a oportunidade desses acordos de cooperação técnica para dar maior celeridade a esses processos”.

Para o Presidente da Câmara de Brumadinho, Vereador Antônio Sérgio, a parceria é importante para dar mais rapidez aos processos dos cidadãos brumadinhenses. “Esse trabalho entre Câmara e INSS vai auxiliar o cidadão não apenas na entrada de seus pedidos junto ao órgão, mas também na agilidade da tramitação desses processos. Nosso interesse é proporcionar ao cidadão um ponto de apoio e orientação, principalmente nesse momento tão difícil, em que vivemos a terrível tragédia da Vale em Brumadinho”.

O Serviço de Atendimento ao Cidadão – Serac, da Câmara Municipal de Brumadinho funciona na Praça da Paz Carmem de Oliveira Gonçalves, s/no, no Bairro São Conrado. O horário de atendimento é das 8h às 17horas.