/Brumadinho é referência no Brasil em Desenvolvimento Social

Brumadinho é referência no Brasil em Desenvolvimento Social

Brumadinho sofreu uma grande mudança no último ano, muitas reviravoltas e confusões, mas o empenho na área social do município vem sendo reconhecido e a população colhe frutos do trabalho realizado. Praticamente toda a área do município está sendo atendida e o serviço foi intensificado e ampliado, obtendo como resultado a felicidade, por estarem vendo a solução de diversos problemas, dos moradores que vivem em situação de vulnerabilidade.

Toda a modificação começou logo após o rompimento, em janeiro de 2019, e vem se aprimorando para conseguir atender e resolver os problemas de toda a população brumadinhense no âmbito social. A Secretária de Desenvolvimento Social, Christiane Passos, em entrevista ao Jornal Circuito Notícias, explicou sobre as mudanças e sobre todas as dificuldades que estão sendo enfrentadas desde o rompimento.

Segundo a Secretária, Brumadinho antes era uma cidade onde praticamente todos se conheciam, mesmo que fosse somente de vista, mas existia um verdadeiro porque daquelas pessoas estarem aqui, já que a grande maioria havia nascido e crescido nas ruas de Brumadinho, mas infelizmente essa não é mais a realidade do Município, já que todos os dias chegam centenas de pessoas em busca de oportunidades de trabalho e de conseguir mudar de vida, além de outros oportunistas que vêm para Brumadinho com outras intenções.

A primeira ação realizada foi a criação do “Centro Social” na cidade. Um lugar aonde as pessoas, que precisam dos serviços, pudessem encontrar a solução de todos os seus problemas sociais, tudo junto, lado a lado, trabalhando em conjunto para dar mais agilidade na resolução dos problemas, o que diminuiu os transtornos antes enfrentados.

No novo prédio do Desenvolvimento Social é possível encontrar os serviços do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), a Secretaria e em frente está localizado o Cadastro Único, que auxilia o serviço do Desenvolvimento Social gerando dados sobre as famílias vulneráveis de Brumadinho. O novo prédio foi escolhido após a ampliação da equipe dos serviços essenciais, em recorrência do aumento da demanda depois do rompimento.

Já estava em funcionamento um CRAS, localizado no bairro Cohab, que atendia toda Brumadinho, mas com as mudanças foi desenvolvido um novo CRAS, a mais, sem desqualificar ou acabar com o antigo, agora os dois trabalham em conjunto para melhorar os serviços e aumentar a comodidade dos moradores. Toda essa criação partiu da Prefeitura Municipal de Brumadinho, que viu a necessidade da ampliação, tanto do espaço quanto das equipes que atuam.

Pela primeira vez na história de Brumadinho, a comunidade de Marinhos tem uma equipe volante trabalhando diretamente no lugar. Segundo Christiane Passo, esse serviço é de suma importância, pois cria vínculo entre os moradores e os funcionários, facilitando a execução do serviço e, consequentemente, a resolução dos problemas. “Todos os moradores querem se sentir integrados na sociedade e querem ver suas vidas andando, com uma perspectiva de futuro excelente, tanto no lado profissional quanto no pessoal” afirmou a Secretária.

A segunda ação foi a intensificação e fortalecimento da equipe do CREAS, que é a atenção especial a Assistência Social. A função do CREAS é intervir quando há uma violação dos direitos no núcleo familiar. Infelizmente essa atitude teve de ser tomada devido ao aumento do número de casos de violação dos direitos, que está ligada diretamente com o estranho aumento da população.

A criação da Vigilância Socioassistencial foi um grande marco até o momento, já que, segundo a Secretária, é o setor que acompanhará todo o mapeamento de vulneráveis no Município. O setor atua dentro do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) com a responsabilidade de produzir, sistematizar e analisar as informações a área sobre as situações de risco. É uma portaria nova, de 2019, mas que já tem grandes resultados e a intenção é manter, e sempre melhorar sua funcionalidade, diminuindo ainda mais os transtornos para os moradores.

O grande marco no Desenvolvimento Social de Brumadinho foi a criação do PAEC (Programa de Atendimento Especial em Calamidade). O Programa atua exclusivamente nas calamidades e foi criado quando logo após o rompimento, já que o que aconteceu não encaixava nos requisitos da Portaria do Ministério da Cidadania por não ser uma calamidade natural. Esse foi o motivo da criação e da adaptação em Brumadinho, visando uma assistência social diferenciada para a população que enfrenta a situação. Atualmente o PAEC atua exclusivamente na chamada “zona quente”, nas comunidades de Parque da Cachoeira e Córrego do Feijão. Foram duas unidades implantadas, instaladas e bem equipadas, uma em cada comunidade, que conta com diversos serviços. Christiane Passos afirma que toda essa mudança trouxe um laço maior entre a Prefeitura e os moradores atingidos. “A comunidade vê o serviço acontecer, é possível ver as melhorias, isso cria um importante vínculo entre o Governo Municipal e os brumadinhenses. Esse vínculo é o melhor resultado do nosso trabalho” afirmou a Secretária.

Todo esse serviço que está sendo feito deve ser levado a frente para que os problemas, que são a médio e longo prazo, possam ser resolvidos e para que os possíveis futuros problemas não causem transtornos tão grandes a todos, já que atualmente existe um direcionamento e um serviço correto sendo realizado. Atualmente a Secretaria funciona para conseguir formalizar tudo para ter a certeza da continuação do trabalho nos próximos anos.

“Independentemente da gestão que entrar o serviço tem que continuar, para que os moradores não saem prejudicados e não percam nada. Não perca o histórico, o vínculo, a confiança, a geração de dados e de casos, já que atualmente temos a situação mapeada, e isso é muito importante” afirmou Christiane Passos.

A Secretária ainda afirmou a diferença na vertente social de Brumadinho, hoje em dia tudo mudou. Por isso o processo social da cidade vem com a ideia de construção de um futuro, sempre visando a solução dos problemas sociais que Brumadinho tem hoje, que são diferentes dos problemas do passado, e os que a cidade ainda irá enfrentar no futuro. É um longo caminho para trilhar, mas já foi possível dar grandes passos para se viver de uma forma melhor em Brumadinho.