/2020 e a esperança de que tudo se ajeite

2020 e a esperança de que tudo se ajeite

Dezembro de 2019, mais especificamente dia 18, e o ano caminha para o seu encerramento, sem mais nenhuma confusão, somente felicidades e harmonia. A época do final de ano é marcada pela alegria, fraternidade e partilha, todos sentem algo diferente dentro do peito, essa é a famosa magia do natal. Infelizmente 2019 deixará uma marca eterna nos brumadinhenses, mas a esperança de um futuro melhor está sempre presente nos corações dos cidadãos.

No início do ano, logo após o rompimento, as atividades dos voluntariados foram de extrema importância para Brumadinho. Eu estive presente por mais de um mês, ajudando na organização de todas as doações recebidas, e pude ver jovens, adultos, idosos e crianças com muita força de vontade, além de conseguir perceber a importância de trabalhar e viver em sociedade, o quanto é mais fácil crescer e fazer as coisas acontecerem quando se caminha no coletivo e não no individual.

Esse foi um ano de muita luta, os munícipes mostraram que conseguem se unir pelo bem coletivo, todos segurando as mãos uns dos outros para que Brumadinho não fosse esquecida e deixada de lado após tudo o que aconteceu. Foram diversas manifestações, fechamos as entradas e saídas da cidade, gritamos até perder a voz e mostramos para o mundo toda a insatisfação e indignação que estava agarrada em nossa garganta, foi muito bonito ver a luta que todos estavam tendo para garantir que todos os cidadãos recebessem tudo aquilo que é do nosso direito. Infelizmente alguns problemas aconteceram, pessoas “infiltradas” com diferentes ideias e intenções acabaram dividindo o movimento e criando uma certa insegurança de alguns moradores. Outras pessoas tentaram levantar bandeiras políticas nas manifestações, o que gerou uma indisposição muito grande entre os manifestantes, em alguns casos afastando moradores que estavam presentes desde o início do ano, mas essa não era a intenção, já que o intuito era garantir que a população fosse ouvida e tratada com respeito, recebendo tudo aquilo que é de direito.

O ano de 2019 foi um ano conturbado, de muita confusão, mas, se analisarmos de maneira a ver o melhor lado das coisas, nos fez aprender muito. Aprendemos como viver em coletivo é melhor para todos, como lutar de mãos dadas torna a luta mais fácil de obter os resultados. Aprendemos um pouco como viver em sociedade, deixar de lado o egoísmo e olhar para a pessoa que está ao seu lado e entender que ela também precisa ser ouvida, igual a você.

Espero que o ano de 2020 nos reserve as melhores notícias, que Brumadinho volte a ser uma cidade lembrada por suas belezas naturais, que sempre atraíram os turistas, e que o Município se transforme em um verdadeiro polo turístico do Brasil, o que fomentaria a economia local e melhoraria a qualidade de vida de todos os cidadãos.